A sangue frio (In cold Blood) de Truman Capote

Considerado como romance de não-ficção, o livro de Truman Capote relata o cruel assassinato de uma família inteira numa cidadezinha localizada do estado de Kansas, nos Estados Unidos, na década de 50. Capote vai até a cidade tentar descobrir quem eram essas pessoas e se envolve de tal forma que é impossível para o leitor não se envolver junto.

Descobri Capote por acaso assistindo a uma reportagem ou documentário da TV cultura por volta do ano de 2004. Na época eu tinha grande admiração pela profissão de jornalismo (ainda tenho, porém sem o romantismo). O livro tem um estilo jornalístico, e é um incrível trabalho de pesquisa.

tcincoldblood

Pouco depois encontrei uma edição dos anos 80 num sebo por R$5,00 na minha cidade, e fiquei muito feliz com a minha aquisição.

image

O autor nos apresenta os personagens, a família vítima do crime e também seus assassinos, traçando intensos perfis psicológicos. Não relata apenas o crime, mas diz ao leitor quem eram essas pessoas antes de serem assassinadas, o que gostavam, com quem se relacionavam, como viviam. Dando assim vida aos personagens. O que nos leva à sensação de proximidade com eles.

Capote tem uma série de encontros com os assassinos, com um deles em especial, e a maneira que escreve sobre esses encontros e entrevistas, até o seu desfecho, tem um certo envolvimento que é apenas deixado no ar.

Não sou uma fã de romances policiais ou por histórias criminosas, mas a maneira em que Capote entrou na vida dessas pessoas e na sua história, conseguindo conta-la sem pré-conceitos ou ideias pré-concebidas, consegue envolver o leitor até o último momento.

Avaliação: ♥♥♥♥♥ (5/5)

Para ver:

Capote (2005)

Confidencial / Infamous (2006)

Curiosidades:

  • Além de escritor Capote trabalhou também como roteirista de filmes famosos, tais como o ‘Bonequinha de luxo’.
  • Quando viajou para a cidade de Holcomb, Capote estava acompanhado de Harper Lee, sua amiga pessoal e autora de ‘O sol é para todos‘.

Autor(a): Truman Capote

Editora: Abril

 

Anúncios

2 Respostas para “A sangue frio (In cold Blood) de Truman Capote

  1. Pingback: O sol é para todos (To kill a mockingbird) de Harper Lee | Livro de aventuras·

  2. Pingback: Primeiros contos de Truman Capote | Livro de aventuras·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s