Parque Nacional de Sete Cidades e Delta do Parnaíba (PI-BR)

O ponto de partida foi Floriano, cidade do estado do Piauí, banhada pelo rio Parnaíba, lugar onde minha minha amada mãe viveu, e onde ainda tenho parentes queridos.

Fizemos a viagem em família, e de carro. O primeiro destino era o que eu estava mais ansiosa por conhecer, o Parque Nacional de Sete Cidades. O local é repleto de formações rochosas e também de pinturas rupestres.

Para conhecer o parque há a opção de alugar uma bicicleta (o parque é muito grande, então esteja preparado caso opte pela bike ) ou ir de carro próprio. E é necessário contratar um guia local para entrar no parque.

Entrada Parque Nacional de Sete Cidades - Referência 2014

Entrada Parque Nacional de Sete Cidades

O Parque possui um hotel antes da entrada e um restaurante simples onde pudemos fazer um lanchinho antes de encarar a caminhada que tínhamos pela frente. Mesmo indo de carro é necessário caminhar muito! É bom levar água, pois não há venda de alimentos ou bebidas no interior do parque.

Durante o passeio pudemos ver pinturas rupestres de populações que viviam no litoral e usavam essa região para a caça há cerca de 190 milhões de anos atrás.

Pinturas rupestres

Pinturas rupestres de 190 milhões de anos

As lindas paisagens contemplam além da vegetação típica da região, as inúmeras formações rochosas que brincam com nossa imaginação.

Formações rochosas em formato de elefante

Olha o elefante! =D

O mirante foi o ponto alto do passeio na minha opinião. Segundo o guia, nele já foram gravados alguns filmes e novelas. E não é de se admirar ao ver tamanha beleza. É um infinito de verde, de rochas, e de pássaros. É de ficar em silêncio e apenas admirar.

Caminho para o mirante

Caminho para o mirante do parque

No mirante do Parque Nacional de Sete Cidades

Feliz no mirante do Parque Nacional de Sete Cidades

Vale chegar cedo no parque para aproveitar sem pressa o lugar. Chegamos depois do almoço e tivemos apenas três horas para aproveitar. Não deu para ver tudo, mas fica para a próxima visita.

Ao fim do passeio seguimos viagem para Parnaíba, a principal cidade litorânea do Piauí. No dia seguinte faríamos o passeio no Delta do Parnaíba.

No Porto das Barcas há dezenas de embarcações que fazem o passeio, e ele custa em média de R$70,00 (geralmente inclui o almoço). Como a viagem era rápida, para não perder o passeio havíamos reservado os lugares com uma agência antecipadamente.

O Delta do Parnaíba abrange os estados de Maranhão e Piauí, e é onde o rio encontra o mar. O passeio contempla paisagens de dunas, mangues e ilhas. Ao mergulhar nas ilhas é possível sentir a água salgada bem de leve, vinda da breve mistura entre rio e mar.

Encontro de rio e mar no Delta do Parnaíba

Mudança das cores da água no encontro de Rio e Mar

 

catador-de-caranguejo-delta-do-rio-parnaiba

Trabalhador no mangue em busca do caranguejo

Dunas nas ilhas do Delta

Dunas formadas nas ilhas do Delta

O Delta do Parnaíba é um passeio lindo, onde é possível ter contato com diferentes tipos de paisagens. Foi enriquecedor ver e aprender tanto em um único dia. Mais uma aventura inesquecível!

 

Anúncios

2 Respostas para “Parque Nacional de Sete Cidades e Delta do Parnaíba (PI-BR)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s