O sol é para todos (To kill a mockingbird) de Harper Lee

O livro ‘O Sol é para todos’, ganhador do Prêmio Pulitzer de literatura em 1962, fala sobre racismo, intolerância, e esperança de uma maneira sensível e inocente que só o olhar de uma criança poderia nos passar.

A história é narrada por Scout, uma garotinha de 8 anos, que junto com o seu irmão Jem, de 11 anos, vão amadurecendo no decorrer do livro conforme acontecimentos impactam as suas vidas lhes ensinando sobre injustiça, desigualdade, e até que ponto o ser humano é capaz de chegar.

Órfãos de mãe criados pelo pai Atticus, um íntegro advogado, com auxilio de Cal, a empregada, viram as brincadeiras de infância e a leveza das férias de verão serem interrompidas quando o pai da família recebe a difícil tarefa de defender um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca em uma época em que os negros, aos olhos do povo e da lei, não tinham vez.

Trata-se de uma comovente história que me fez refletir o quanto é difícil ter esperanças diante de alguns fatos que vemos durante a vida que nos tiram a inocência nos tornando por vezes amargos.

Harper Lee escreveu essa história de uma forma em que a leitura flui facilmente e nos deixa por fim com uma agradável sensação ter lido algo muito, muito bonito!

Antes de poder viver com os outros, eu tenho de viver comigo mesmo. A consciência de um indivíduo não deve subordinar-se à lei da maioria.

Atticus, o pai, explicando aos filhos porque mesmo sabendo da difícil luta que estava travando com a família e com a sociedade, não poderia deixar de pegar o difícil caso e fazer tudo da melhor forma possível.

É um livro que além de contar um pouco sobre a triste história do racismo, é também sobre ter esperanças e acima de tudo, jamais desistir por mais duro que seja o caminho.

Há muitos anos vi o filme que é baseado no livro, porém não tinha tanta lembranças. Apenas alguns trechos, mas como é sempre desleal a comparação livro X filme sugiro que veja o filme também.

o-sol-é-para-todos-filme-imdb

Poster do filme. Fonte imdb.com

Avaliação: ❤️❤️❤️❤️ (4/5)

Para ver:

Filme baseado no livro: To kill a mockingbird

Autor(a): Harper Lee

Curiosidades: Harper Lee que era amiga de infância de Truman Capote ( autor de A Sangue frio e outros sucessos),  criou um dos personagens do livro ‘O Sol é para todos’, o Dill, inspirado em seu amigo Capote.

Editora: José Olympio; ISBN 978-85-03-00959-2

 

 

Anúncios

2 Respostas para “O sol é para todos (To kill a mockingbird) de Harper Lee

  1. Pingback: A sangue frio (In cold Blood) | Livro de aventuras·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s