Um réveillon em Paraty e Trindade (BR-RJ)

Em Paraty é possível encontrar história, cachoeira, e praia em um mesmo lugar. O lado tradicional vindo dos povos que vivem da pesca, ou veículos de tração animal (não é permitido a entrada de veículos motorizados no centro histórico), ao lado de ateliês de arte moderna e de restaurantes descolados.

Charrete

Charrete no centro da cidade

Nessa viagem foi possível sentir a história e a arquitetura do lugar, de ter pequenas alegrias como a de comprar na rua um delicioso doce caseiro vendido por um morador local, ou de encontrar por acaso uma bela exposição de arte regional na Casa da Cultura da cidade.

Casa da Cultura

Casa da Cultura de Paraty

Além disso, a natureza em Paraty nos presenteia de diversas formas. Do cais todos os dias saem diversas embarcações rumo às ilhas da cidade. Geralmente os passeios começam de manhã, passando por cerca de três ou quatro ilhas, e retornam depois do almoço (é possível almoçar no barco) . A água estava muito fria, mas com o calor que fazia e a energia que era gasta nadando até as ilhas, era só o tempo do corpo se acostumar mesmo. Para as pessoas que não podem nadar há a opção de serem levadas de bote para as ilhas, dessa forma todos podem curtir o passeio.

Passeio de barco

Passeio de barco em algumas das ilhas de Paraty

Um dos cidadãos ilustres de Paraty é o navegador Amyr Klink, conhecido por travessias históricas como a relatada no livro “Cem dias entre céu e mar”. A família Klink é proprietária de uma das ilhas da região. E tivemos a sorte de avistar o seu veleiro, o Paratii-2, atracado em sua ilha durante o nosso passeio.

Amyr Klink - Paratii-2

Paratii-2, o veleiro do Amyr Klink

Durante à noite saíamos para jantar ou tomar algum drink. Como ficamos hospedados na praia do Jabaquara, localizada a uns 2km do centro, aproveitamos um pouco das opções de restaurantes a beira da praia, bom para variar a noite a invés de ficar só no agito do centrinho. Em toda a cidade tinham muitas opções de frutos do mar, eu como vegetariana sofri um pouco com relação à comida, mas sempre tem um Subway para salvar a vida (rs…).

Há cerca de 30km do centro de Paraty está localizada Trindade, antiga vila de pescadores que possui um conjunto de trilhas, praias, e piscina natural. Da rodoviária da cidade saem ônibus municipais que fazem o trajeto. É só descer no ponto final e se informar onde fica o ponto para o retorno.

Em Trindade para acesso às praias é necessário andar um pouco e pegar algumas trilhas (é bom levar água e algum lanche na mochila). Na piscina natural, o Cachadaço,  existe a possibilidade de voltar para a praia de barquinho (leve dinheiro! Acho que era uns R$10) e assim não ter que pegar todo o caminho de trilha novamente.

Trindade

Trindade – Fonte paraty.com.br

Também lavamos a alma nas cachoeiras da região. Pelo difícil acesso contratamos um passeio de 4×4 para conhecer algumas das cachoeiras de Paraty. É um passeio que começa no início da manhã e termina no final de tarde. Ao fim do passeio você está só o pó de tão exausto, mas é um cansaço que vale a pena. O passeio é lindo, e um banho de cachoeira é sempre bem vindo!

Trilhas para as cachoeiras

Trilhas em busca de cachoeiras

E por fim, para dar boas vindas para o novo ano nada melhor do que ver a queima de fogos na praia do Jabaquara, e seguir o batuque do grupo de maracatu da cidade, o Palmeira Imperial, arrastandos locais, gringos, e turistas, com muita alegria pelas ruas da cidade até a igreja Nossa Senhora dos Remédios, um dos cartões-postais de Paraty.

Maracatu Palmeira Imperial

O maracatu do grupo Palmeira Imperial pelas vielas da cidade (foto ruim, mas muito feliz 😀 )

Dica: Ande sempre com um pouco de dinheiro em espécie, pois muitos lugares, principalmente nas praias, não aceitavam cartões.

 

Anúncios

Uma resposta para “Um réveillon em Paraty e Trindade (BR-RJ)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s